10.8.06

Como estamos no mês dos pais , andei pesquisando sobre pais adotivos, principalmente pais de adoção tardia, e encontrei no site linkado no final do post o texto que se segue e uma entrevista com o sr Decebal Andrei...vamos lá!
"Coração de pai
Livro comovente conta a história de um pai que, na terceira idade, teve novamente a coragem de enfrentar as dores e delícias da paternidade, desta vez adotando uma criança.
Poucas pessoas vivem de forma tão intensa o desejo de ser pai quanto os pais adotivos. A paternidade é marcada, muitas vezes, por tentativas infrutíferas de ter os próprios filhos, seguidas da longa espera na fila da adoção. Ouvir a história de vida desses pais é entrar em contato com uma vastidão de sentimentos, idealizações e carências. Tudo que naturalmente já envolve uma relação entre pais e filhos, só que a ela se soma a angústia quanto às implicações psicológicas que o ato de dar uma família a quem nunca teve pode trazer.
Decebal C. Andrei é um desses pais a quem é irresistível chamar de "especiais." Enquanto a maioria das adoções no Brasil se presta a encontrar um bebê para a família que não tem filhos, no caso de Decebal, o que o impulsionou a adotar uma criança foi a vontade de reconstruir a família, após o falecimento de sua esposa, com quem vivera por mais de 50 anos.
"Eu me sentia perfeitamente capaz de continuar a vida familiar e fazer o que já tinha provado a mim mesmo que sabia fazer de forma razoável", afirma.
Os três filhos e cinco netos que para ele eram motivo de orgulho, porém, pouco lhe serviram para diminuir a descrença de quem o via, sozinho, aos 74 anos, querendo adotar um garoto, à época com 10 anos. Afinal, para os especialistas e responsáveis por zelar pelo destino das crianças abandonadas nos orfanatos, Decebal estava se metendo em um vespeiro chamado adoção bitardia.
Nesses casos, teme-se que as decepções e frustrações que a criança, a partir dos três ou quatro anos, acumulou ao ser abandonada e na instituição que a abrigou comprometam o sucesso da adoção. "

Decebal Corneliu Andrei, 82, é pai de Elena, Alexandre, César e Rafael Bernardo. É organizador e co-autor do livro Reencontro com a Esperança — Reflexões sobre Adoção e Família.Endereço para correspondência:R. Antero de Quental, 2186047-540 Londrina/PR (43) 342-3149 / 341-6768andrei@npd.uel.br

Link para a entrevista completa, e para este texto postado acima:
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0069.asp

Nenhum comentário: