12.5.06

SOBRE HOMENS E MACACOS


Ontem fui assistir a uma palestra de um professor que eu detesto!Não gosto do sujeito mesmo, pra mim ele se sente a ultima bolacha do pacote e não sou fã de gente assim.
A palestra era sobre indisciplina na escola, mas lendo ao post do Panthro logo aqui em baixo me lembrei de uma história que ele contou , mais ou menos assim:


Lá pelos anos 60 quando a psicologia experimental estava no auge, reuniram em uma jaula 5 macacos. No centro da jaula estava pedurado um cacho de bananas bem madurinho e cheiroso, e embaixo dele, uma escada para facilitar a vida de quem se aventurasse.
Pois bem, quando o primeiro macaco foi subir a escada, os outros quatro que observavam tomaram um jato de água gelada, que se repetiu cada vez que algum macaco tentasse subir a escada. Na terceira ou quarta vez que um macaco tentou, apanhou tanto de seus companheiros que nunca mais tentou.
Um dos macacos precisou ser substituido, e o novato ao chegar mal sentiu o cheirinho da banana e foi subir a escada, e novamente a agressão aconteceu, até que o novato nunca mais sonhou sequer subir aquela escada.
O mesmo ocorreu com o segundo, terceiro , quarto e quinto macacos que substituiram os primeiros participantes da experiência...Estavam agora na jaula 5 macacos que nunca haviam tomado um jato de água gelada ao ver um colega subir a escada,nas repetiam a mesma agressão que o jato de água fria provocou. Eles nunca subiam a escada e agrediam quem tentasse ...e se pudessem falar ao serem questionados sobre os motivos da agressão ao " assanhado" provavelmente diriam:
__ Mas as coisas sempre foram assim por aqui!

O PRECONCEITO se justifica assim, dizendo que ele sempre existiu, " As coisas sempre foram assim por aqui".
Se justifica afirmando que um homossexual não pode ser pai adotivo por que o que os outros vão dizer? Não é preconceito " mas as coisas sempre foram assim".
Não há nada o que fazer contra o preconceito, afinal " as coisas sempre foram assim por aqui"Por que mudar o que existe assim desse jeitinho por tanto tempo?
Não é bom " pegar pra criar" uma criança grande , sempre dá problema, semrpe vai usar droga e virar bandido, mas não é preconceito" as coisas sempre foram assim por aqui'.
Dá pra escrever um livro só com os mitos que envolvem a adoção, mas nós queremos é mostrar o que é a verdade, ela é esse amor imenso que a Quel escreveu na cartinha pra mãe dela, isso vale qualquer jato d'água fria do mundo...Para Quel e para muitas crianças abrigadas nem sempre as coisas foram assim, mas podem passar a ser sempre, tendo o carinho e o amor que lhes é de direito, e que a vida em família proporciona.
Vamos deixar de entender a vida como sendo " sempre assim por aqui', tudo pode ser melhorado e renovado, cabe a nós pesarmos num mundo melhor, numa vida melhor, em idéias e valores melhores... Se o mundo ficar um pouco menos" assim mesmo", depois que a gente partir, já terá valido muito a pena viver!

Um comentário:

disse...

Sábias, emocionantes e verdadeiras palavras, Glau!

Às vezes nos esquecemos de que a sociedade é feita por nós! Não só podemos, como devemos mudar o que achamos que não está correto e/ou digno.

Desistir por causa de um jato de água ou de um outro obstáculo qualquer, por mais difícil que ele seja, faz que a nossa vida perca totalmente o seu sentido. Estamos neste mundo para aprender e EVOLUIR, não para ficarmos "assim mesmo!"