25.4.06

Adoção Tardia

"Tardia é um adjetivo usado para designar a adoção de crianças maiores. Considera-se maior a criança que já consegue se perceber diferenciada do outro e do mundo, ou seja, a criança que não é mais um bebê, que tem uma certa independência do adulto para satisfação de suas necessidades básicas. Vários autores consideram a faixa etária entre dois e três anos como um limite entre a adoção precoce e a adoção tardia. Outros fatores também concorrem para essa avaliação como o tempo de permanência da criança em instituição e o seu nível de desenvolvimento. Pode acontecer que crianças com dois, três anos ainda não apresentem comportamentos compatíveis com a sua faixa etária, ou seja, não andam sozinhas, não falam ou usam fraldas e a adaptação delas não apresentará características típicas de uma adoção tardia, como as fases de comportamentos agressivos ou regressivos, pelas quais passam a maioria das crianças adotadas a partir dessa idade. "

FONTE: Marlizete Maldonado Vargas, doutora em Psicologia e presidente do Ceicrifa (ONG que atua na formação de profissionais, realização de pesquisas e atenção direta à crianças e famílias em situação de risco)

"Não sei por que ainda não fui adotada. Não dá para adotar quem já tem 8 anos?" (Menina de 8 anos)
"Ficar num orfanato é horrível. As crianças têm inveja daquelas que vão ser adotadas. No Natal, as visitas vêm e escolhem as crianças e eu ficava muito triste quando não era escolhida. ". (Menina de 12 anos)
"Acho que eu não vou ser adotado porque já passei da idade; só adotam até 14 anos"(Menino de 15 anos)
"Acho que não vou ser adotada, acho que desisti, eles eram pra ter arrumado família pra mim faz tempo"(Menina de 9 anos)

Nenhum comentário: