18.5.08

A VERDADEIRA MATERNIDADE

Sou mãe de dois filhos adotivos e me irrito quando dizem que eles não são meus "filhos verdadeiros".
 
VOCÊ TEM TODA A RAZÃO de se irritar. Um doador de esperma, por acaso, é um pai "verdadeiro" ou é um simples masturbador de material genético? É claro que você vê orgulho nos pais biológicos que também desempenharam a paternidade. Seus filhos têm seus traços, seus trejeitos, suas heranças biológicas. Eles são pequenas miniaturas deles.
A mãe natureza quer esse vínculo, para o benefício das crias. A tolerância de pais biológicos para um "sangue ruim", que a loteria genética lhes produza, será maior do que a de pais adotivos.
Mas, afinal, o que são um pai e uma mãe "verdadeiros"? São aqueles que produzem as condições para que a criança se torne uma pessoa, um indivíduo. São aqueles que desempenharam funções de pai e de mãe (continuação do ventre é igual a nutrição; calor e proteção, função de mãe; apresentação suave para viver no mundo, função de pai). Todas podem ser desempenhadas pela pessoa, quem quer que seja, interessada na criança: mãe, pai, babás, avós, curadores de orfanatos etc.
Quando um embrião se torna um ser humano (desenvolve um sistema nervoso que o permite sentir alguma coisa), vai precisar dessas funções para se tornar uma pessoa. É um trabalho danado, um investimento amoroso enorme. A "verdade" está com quem toma para si tal empreendimento.

(texto escrito por Francisco Daudt, psicanalista, publicado na Revista da Folha em 27/04/08)

5 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma filha do coração, desde 0 aninhos esta com 23 e maravilhosa.
Agora gostaria de poder adotar criança(s) com idade em torno de 10
anos, Como devo proceder?
Alguem puder ajudar agradeceria muito
Lafayete e Jo
lafayetetreinos@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!! Contemplei suas poesias e as considerei maravilhosas. Posso Utilizar algumas para um apresentação acadêmica? O tema é Adoção e explicarems também sobre adoção tardia. Caso permita, por favor envie-me resposta: deisenessim@yahoo.com.br
Muito Obrigada,
Deise Nessim.

Anônimo disse...

CARTA AO PAPAI NOEL

Que este Natal traga sabedoria para os políticos, pois, dependemos das atitudes e decisões deles, que traga mais inteligência aos jurídicos, pois, a lei na Terra e muito lenta e na hora de olhar para a assistência ao menor, quanta burocracia. Quanto ao menor que acaba crescendo em uma instituição e não consegue ser adotado, principalmente se tiver a pele de cor diferente!
Quantas famílias na fila de espera, quantas pessoas que querem aumentar a família e dar um lar decente para essas crianças, mas não conseguem pela burocracia de nossas leis que preferem deixa-Ias em um abrigo pedindo auxílio para tudo e para todos os tolos, fazendo campanhas, dia das crianças, natal e por ai vai. Enquanto isso as crianças ficam com as migalhas, família que necessário fica só em sonho, nada de realidade...
Quantas crianças que cresceram e foram pro lado do mal por não ter um colo, um apoio de pai ou de mãe, criança não vive de campanha, precisa de uma família para viver o dia-a-dia e os sonhos da infância.
Essas campanhas são curtas e frias, são só de momentos, um paliativo...
Peço para que este Natal encurte o tempo da Adoção, não crie mais burocracia do que já tem!
Que i1umine a mente dos Juízes e das Juízas e que os senhores Promotores sejam mais brandos e humanos, salvem nossos bebes para que amanhã não sejam um adolescente revoltado ou fora da realidade!
Que Papai Noel não traga só presentes materiais, pois eles acabam, traga mais esperança e menos burocracia para que consigam ter um LAR, aconchegante, com muito amor e carinho, principalmente onde aprendam o verdadeiro valor do respeito...
E que saiam rápido desses “Lares” existentes pelo mundo!!!
Esperando que Papai Noel ouça meu pedido, pois ele só existe para quem acredita nele...

E eu “ainda” ACREDITO
SUELI PARDUCCI

Igreja Apostólica Cristã disse...

FILHOS DO CORAÇÃO
HÁ FILHOS QUE NASCEM NO CORAÇÃO
ESSES SÃO TÃO PERFEITOS QUE É IMPOSSIVEL DE SAIR
O OLHAR, O SORRISO, ALEGRIA
FAZEM PARTE DESTE NASCIMENTO

CADA MINUTO É CONTADO
PORQUE NÃO QUEREMOS ESTÁ LONGE
CADA DESPEDIDA É UMA DOR, UMA ANGÚSTIA
MAIS A DISTÂNCIA NÃO PODE SEPARAR
PORQUE ESTAMOS UNIDOS NO CORAÇÃO

OUVÍ A VOZ UM DO OUTRO
E PERCEBER QUE ALGUÉM PENSOU EM MIM
A SAUDADE NA ALMA CAUSA UM SENTIMENTO, UM DESEJO
DE ESTARMOS TODOS JUNTOS
SORRINDO, CONVERSADO, CAMINHADO DE MÃOS DADAS
COMO FAMILIA

QUEM FOI QUE PLANTOU ESTE AMOR?
QUEM FOI QUE LANÇOU ESSA SEMENTE DE AMOR?
QUE TÃO PEQUENININHA SE TRANSFORMOU
EM UMA GRANDE E FORMOSA ÁRVORE
QUE SE CHAMA FAMILIA

NÃO TEM OUTRO AGRICULTOR TÃO PERFEITO, BOM E AGRADÁVEL
SOMENTE UM
DEUS.


Ranildo Costa
No processo de habilitação, para adotar uma criança de 14 anos Deus nos ajuder

Anônimo disse...

eu tenho a minha filha de 11 anos que estar comigo a sete meses e uma bençao de deus o que eu tenho comentar sobre adoçao tardia e que a criança tem que querer sair do abrigo existe crianças que pede para voltar por ficar tanto tempo nao mconsegue ser feliz fica presa a costumes a coletividade aconteceu comigo hoje tudo mudou porque ela quis tanto quanto nos e isso e importante a criança de 11 anos entende muita coisa.......